MBA em Gestão de Museus | Instituto Odeon

De Instituto Odeon em 10 de agosto de 2017


A Universidade Cândido Mendes – RJ oferece desde 2015 o MBA em Gestão de Museus e espera contribuir para a capacitação dos profissionais de museus. Na última década o setor cresceu significativamente – hoje são mais de 3 mil instituições no país –, reforçando a demanda crescente por especialização e profissionalização dos quadros de trabalho. O curso tem parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, e permite aos alunos observarem um equipamento cultural gerido por uma Organização Social, retrato na nova realidade da administração cultural. O MBA é direcionado para gestores públicos e privados, profissionais que atuam em museus, centros de cultura e patrimônio, além de áreas multidisciplinares como Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Comunicação, Marketing, Ciências Sociais entre outros.

Diversos profissionais que atuam no Instituto Odeon na gestão do MAR são também professores do curso e destacamos aqui o Módulo Gestão de museu por Organizações sociais.

Ana Carolina Lara, diretora executiva do Instituto Odeon e Carlos Gradim, diretor presidente, são responsáveis por este módulo e apresentam aos estudantes desde as dimensões jurídicas do tipo de parceria até as aplicabilidades permitidas pelo modelo no cotidiano do MAR.

Compartilhamos aqui as apresentações feitas nas aulas em 2017.

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 1ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 2ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 3ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Diretor Presidente Carlos Gradim

Diretor de teatro e cinema, publicitário, professor de interpretação da Fundação Clóvis Salgado, produtor cultural, fundador da Odeon Companhia Teatral. Entre outras atuações, foi Gerente executivo e co-idealizador do Programa Plug Minas, do Projeto Valores de Minas, e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, ambos do Governo de Minas Gerais. Foi também diretor de produção do Festival Internacional de Teatro (FIT) e coordenador da Escola de Teatro do Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado. Em quase 20 anos de carreira, já assinou a direção e/ou coordenação de 18 espetáculos teatrais.

Diretora Executiva Ana Carolina Lara

Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais – ênfase no 3º Setor e graduada em Direito pela PUC/MG. Atuou como técnica na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais – SEPLAG, na área de Parcerias com OSCIPs. Foi Gerente de Articulação Governamental do CeMAIS, Diretora de Projetos Especiais do Instituto Cultural Sérgio Magnani e Coordenadora de Contratos de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Atualmente, é Diretora Executiva do Instituto Odeon, Organização Social de Cultura que gere o Museu de Arte do Rio – MAR.

 

CONVERSAS NO MUSEU COM CARLOS GRADIM

De Instituto Odeon em 4 de agosto de 2017


 

Após realizar o seminário “O Terceiro Setor na Gestão Cultural”, em Porto Alegre, o Instituto Odeon foi convidado para participar do evento “Conversas do Museu”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. O Diretor Presidente Carlos Gradim irá apresentar a palestra “Reflexões sobre Gestão Cultural. Case: Museu de Arte do Rio” e debaterá questões importantes do tema em um clima descontraído de bate papo.

O evento acontecerá no auditório do MARGS no dia 15 de agosto (terça-feira), às 16h. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas a 70 lugares por ordem de chegada. Não é necessário realizar inscrição.

Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena

De Instituto Odeon em 17 de maio de 2017


Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena trata da história do estado do Rio como história indígena. Concebida a partir da colaboração de povos, aldeias e indígenas que residem no estado ou na capital carioca, a exposição é fruto de um processo de diálogo conduzido entre 2016 e 2017 pela equipe de pesquisa, curadoria e educação do MAR.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz até o dia 04/03/2018 no Museu de Arte do Rio – MAR, cuja gestão é realizada pelo Instituto Odeon.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20.081-240 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Horários de visitação: terça a domingo (incluindo feriado), de 10h às 18h (acesso até às 17h)
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Para mais informações, acesse: museudeartedorio.org.br

 

Programa Sala de Encontro | Dentro

De Instituto Odeon em


Dentro é a primeira mostra do programa Sala de Encontro do MAR. Foi desenhada como conjunto plural que reúne, justapõe e integra em um vasto campo poético, obras que proporcionam abordagens situadas além da mera contemplação, convidando o público à reflexão e mergulho no universo complexo da arte.

A Sala de Encontro 
Sala de Encontro é um espaço imersivo dedicado a exposições especiais que propõem um encontro direto e intenso com o universo poético, plural e híbrido da arte. Destina-se a todos – e em especial a crianças e jovens – e visa explorar e incitar a criação de meios de experimentação e reflexão em torno da arte. Abre uma nova perspectiva de ação para o espaço expositivo do museu, buscando aprofundar conceitos básicos do projeto do MAR: democratização do sistema e do instrumental da arte.
Nosso desejo é que esse espaço funcione como um campo experimental de troca e aprendizado entre dois mundos: o da arte e o de quem a experimenta, o da linguagem aberta da arte e o da linguagem que configura-se como instrumento e lugar do sujeito no mundo, o de um museu socialmente ativo e o de seu público.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz no Museu de Arte do Rio – MAR, cuja gestão é realizada pelo Instituto Odeon.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20.081-240 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Horários de visitação: terça a domingo (incluindo feriado), de 10h às 18h (acesso até às 17h)
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Para mais informações, acesse: museudeartedorio.org.br

Da abstração ao neoconcretismo: uma homenagem a Décio Vieira

De Instituto Odeon em


Esta exposição é um dos frutos da profícua parceria firmada em 2016 entre o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc, e o Museu de Arte do Rio – MAR. Focada no projeto Partiu MAR!, programa de formação continuada de professores e visitas educativas ao museu, a parceria estende-se também ao programa curatorial, permitindo que sejam realizadas exposições de forma conjunta, de modo a ampliar o alcance deste programa para além da capital carioca.

A mostra parte de um marco fundamental para a história da arte brasileira, a 1ª Exposição nacional de arte abstrata, realizada aqui, no Palácio Quitandinha, em 1953. Sob a organização geral de Edmundo Jorge e Décio Vieira – e por meio de articulações que envolveram também a Associação Petropolitana de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro –, a exposição foi um dos momentos inaugurais de afirmação social de uma arte não figurativa no Brasil.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz até o dia 08/10/2017 no SESC Quitandinha.
Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis/RJ
(24) 2245-2020
Horários de visitação: Terças, de 9h às 18h. | Quarta a domingo e feriados, 9h às 22h.
Ingressos: R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia)

Instituto Odeon promoveu seminário sobre o terceiro setor na gestão cultural em Porto Alegre

De Instituto Odeon em 16 de maio de 2017


O Instituto Odeon, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro, a Universidade Aberta e com apoio da CAF-Corporação Andina de Fomento realizou, em 31 de maio de 2017, o seminário “O Terceiro Setor na gestão da cultura”. O evento, gratuito, recebeu convidados com diferentes experiências para debater a atuação das organizações sociais gestoras de projetos, instituições e outras iniciativas culturais do poder público em parceria com o terceiro setor. Houve também, durante o seminário, a apresentação de dois cases.

Abrindo o evento, Luis Sobral (Diretor Executivo da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA) apresentou um panorama sobre este modelo de gestão. Em seguida, Fernando Schuler (Professor e Pesquisador no Insper) e Flavio Alcoforado (Consultor no Setor Público e Terceiro Setor) iniciam o primeiro painel cujo tema é “Contratualização por resultados: o modelo de gestão por Organizações Sociais”. Mediado por Eder Campos (Presidente do Conselho de Administração do Instituto Odeon), o debate abordou os contrapontos entre o Marco Legal do Terceiro Setor (lei 13.019) e o Marco Legal do modelo OS, além dos desafios na implementação do modelo OS, a metodologia de avaliação e monitoramento do mesmo.

 

Com mediação de Emília Paiva (Conselheira do Instituto Odeon), o painel “Resultados e sustentabilidade nos projetos culturais” começou na parte da tarde e contou com a participação de  Ronaldo Bianchi (Diretor executivo na Bianchi&Associados) e Claudinéli Ramos (Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da SEC-SP). Os palestrantes falaram sobre a gestão e sustentabilidade nos projetos culturais e os principais resultados dos contratos de gestão das OS de cultura em São Paulo.

Os cases apresentados na parte da tarde foram: “MAR – a experiência como 1ª OS no cenário cultural carioca”, com Ana Carolina Lara (Diretora Executiva do Instituto Odeon) e “Pinacoteca do Estado de São Paulo – Avanços e resultados a partir da gestão pela Organização Social”, com Marcelo Dantas (Diretor Administrativo Financeiro da Pinacoteca).


PROGRAMAÇÃO

Das 9h30 às 12h30

Palestra de abertura: “Panorama e futuro do modelo de parceria entre Organizações Sociais e o poder público”, com Luis Sobral (Diretor executivo da Associação paulista dos Amigos da Arte – APAA).

1º PAINEL

Mediador: Eder Campos (Presidente do Conselho de Administração do Instituto Odeon).

Tema: “Contratualização por resultados: o modelo de gestão por Organizações Sociais”.

– “Marco Legal do Terceiro Setor (lei 13.019) X Marco Legal do modelo OS”, com Fernando Schuler (Professor e Pesquisador no Insper);

– “Metodologia de avaliação e monitoramento do modelo / Desafios na implementação do modelo”, com Flavio Alcoforado (Consultor no Setor Público e Terceiro Setor).

Das 14h às 17h

Case: “MAR – A experiência como 1ª OS no cenário cultural carioca, com Ana Carolina Lara (Diretora Executiva do Instituto Odeon).

 

2º PAINEL

Mediador: Emília Paiva (Conselheira do Instituto Odeon).

Tema: “Resultados e sustentabilidade nos projetos culturais”.

– “Gestão e sustentabilidade nos projetos culturais”, com Ronaldo Bianchi (Diretor executivo na Bianchi&Associados);

– “Principais resultados dos contratos de gestão das OS de cultura em São Paulo”, com Claudinéli Ramos (Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da SEC-SP).

Case: “Pinacoteca do Estado de São Paulo – Avanços e resultados a partir da gestão pela Organização Social”, com Marcelo Dantas (Diretor Adminstrativo Financeiro da Pinacoteca).

SOBRE OS PALESTRANTES

Luis Celso Vieira Sobral

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie, hoje é o atual Diretor Executivo da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e também Diretor Presidente da ABRAOSC – Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura. Atuou também como Presidente da Comissão de Avaliação das Organizações Sociais de Cultura na Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, onde, anteriormente, atuou como Secretário Adjunto e Secretário Interino de Estado. Pelo período de uma década, atuou em outros diversos cargos públicos. Foi também coordenador de parcerias institucionais no Instituto Itaú Cultural.

Ronaldo Bianchi

Formado em Administração Pública pela FGV, Mestre em Administração pela PUC-SP, MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Conselheiro Certificado pelo IBGC. É Diretor da Bianchi&Associados, Diretor Executivo do Instituto Lina Bo Bardi e Conselheiro do COINFRA da FIESP e da Revista Interesse Nacional. Docente de Políticas Públicas de Cultura do curso de Pós-Graduação FAAP – Gerente de Cidades. Foi Diretor da Animus Consultoria de 2012 a 2013, Diretor Executivo da OS Pensarte (2012-2013), Vice-Presidente de Gestão da TV Cultura (2010-2012), Secretário Adjunto

do Estado da Cultura em São Paulo (2007-2010), Vice-Presidente do Itaú Cultural (2001-2006), Superintendente Geral do Museu de Arte Moderna – MAM – São Paulo (1998-2006), Gerente Administrativo do Memorial da América Latina (1997-1998), Diretor da metalúrgica Metalbianchi (1977-1997) e Diretor da Bianchi Editores (1985-1989). Foi também Presidente da Comissão de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo, membro do Comitê Gestor de Museus do IPHAN e da Comissão de Análise de Projetos Culturais da Secretaria Municipal de São Paulo. Como Conselheiro atuou no SESI São Paulo, FDE (Fundação de Desenvolvimento da

Educação), Emplasa (Empresa de Planejamento Metropolitano S.A.), IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), Conselho Estadual da Cultura de São Paulo e na Organização Social São Paulo Leitura.

Flavio Alcoforado

Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, Mestre em Administração pela EBAPE/FGV, Especialista em Gestão Empresarial pela PUC-Rio, Advogado, atuou como consultor junto a Governos para a contratualização de resultados do Estado com o Terceiro Setor (MG, SP, ES, CE, RJ e RS). Atuou como executivo em organizações estatais e do terceiro setor, como: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Subsecretario de Saude), CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Diretor Executivo), TVE Brasil (Diretor), ANS-Agência Nacional de Saúde Suplementar (Gerente-Geral de Fiscalização), ENAP-Escola Nacional de Administração Pública (Coordenador-Geral de Difusão), MARE – Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (Coordenador do Gabinete do Ministro). Atua como Professor universitário e consultor no setor público e terceiro setor.

Claudinéli Ramos

É historiadora e mestre em Filosofia da Educação pela USP e especialista em Gestão do Terceiro Setor pelo SENAC. De jan/2008 a abr/2013 foi coordenadora da Unidade de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de SP, e desde maio de 2013 coordena, na mesma Pasta, a recém-criada Unidade de Monitoramento e Avaliação. Integra o quadro de docentes do CEDIC/PUC-SP, do MBA em Gestão de Museus da UCAM-RJ, e da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE. Desde julho/2015, é pesquisadora coordenadora, por parte da SEC-SP, do convênio de cooperação técnico-científica e cultural com o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP – NUPPS/USP, para desenvolvimento do Observatório de Políticas Públicas de Cultura do Estado de SP – LabCult.

Marcelo Costa Dantas

Técnico contábil pelo SENAC-SP, licenciado em História pela UniABC em 2001, pós-graduado em Controladoria, Contabilidade e Finanças pela FECAP-SP em 2006, MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas –FGV/SP em 2014. Atuou na coordenação do projeto de harmonização de procedimentos contábeis para organizações sociais de cultura, realizado em parceria da ABRAOSC – Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura com a FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, nos anos de 2014/2015. Desde outubro de 2014 é Diretor Administrativo Financeiro da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, instituição responsável pela gestão da Pinacoteca de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo. Foi Coordenador Financeiro da mesma APAC (2006-2014). Desenvolveu atividade voluntária como Diretor Técnico na ABRAOSC (2015-2017).

 

O terceiro setor na gestão da cultura: a perspectiva a partir do Museu de Arte do Rio

De Instituto Odeon em 5 de maio de 2017


Informe seu e-mail para receber o link para download do livro.

 

2ª edição do Seminário O Terceiro Setor na Gestão da Cultura em São Paulo

De Instituto Odeon em 4 de abril de 2017


Instituto Odeon promoveu 2ª edição de seminário sobre o terceiro setor na gestão cultural em São Paulo

No evento realizado na Biblioteca Mário de Andrade, foi lançado livro com artigos sobre o tema

O Instituto Odeon, responsável pela gestão do Museu de Arte do Rio – MAR (equipamento cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro), realizou, em 11 de abril, mais uma edição do seminário “O Terceiro setor na gestão da cultura”. Após o sucesso da primeira edição no Rio de Janeiro, no MAR, em 26 de janeiro, o Instituto ampliou as discussões e levou o seminário e o lançamento do livro O terceiro Setor na Gestão da Cultura: a perspectiva a partir do Museu de Arte do Rio à Biblioteca Mário de Andrade.

O evento recebeu convidados com diferentes experiências no setor para debater o tema. Houve também durante o seminário a apresentação de dois cases. No mesmo evento, foi lançado o livro “O terceiro setor na gestão da cultura: a perspectiva a partir do Museu de Arte do Rio”, organizado por Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon e do MAR — neste último, desde 2012.

O seminário teve como objetivo debater a atuação das organizações sociais gestoras de projetos, instituições e outras iniciativas culturais do poder público em parceria com o terceiro setor. O evento contou com a abertura do secretário de cultura da cidade de São Paulo, André Sturm e de Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon, seguido da palestra de abertura de Cibele Franzese, Panorama e futuro do modelo de parceria entre Organizações Sociais e o poder público. Ainda pela manhã a primeira mesa de discussões teve o tema Gestão e contou com as seguintes apresentações: Compliance e Governança – Aplicação prática no Instituto Pensarte – Erich Castilhos, Tendências e desafios da gestão por Organizações Sociais em equipamentos culturais – Eder Campos, Relação dos órgãos de controle com Organizações Sociais – Alexis Vargas.
Mediador: Bruno Pereira.

Os trabalhos durante a tarde foram abertos pela apresentação o case MAR, pelo Instituto Odeon e posteriormente a mesa dois teve como foco a Sustentabilidade, com apresentações: Endowment – Priscila Pasqualin (Escritório PLKC Advogados), Novos rumos da captação de recursos – Panorama econômico – Ricardo Levisky, Perenidade dos projetos culturais – Claudinéli Ramos (Coord. Unidade de Monitoramento e Avaliação SEC-SP)
Mediador: Iran Pordeus.

Já a publicação, que foi lançada em São Paulo nesta ocasião, apresentou um relato da experiência do Instituto Odeon à frente da gestão no museu, a partir de discussões sobre gestão da cultura e o modelo de gestão por organizações sociais trazidas por autores convidados de diversos setores, como Claudinéli Moreira Ramos, Allan Rocha de Souza, Vitor de Azevedo Júnior, Cláudio Lins Vasconcelos, Erich Bernat Castilhos, Pedro Paulo de Toledo Gangemi, Luciane Gorgulho, Eder Campos, Bruno Pereira, Humberto Falcão Martins e outros.

 

 


Serviço:

Seminário “O Terceiro setor na gestão da Cultura São Paulo”
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo – SP, 01302-000

8h30 Credenciamento

9h Instituto Odeon – Carlos Gradim

9h20 Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – André Sturm

9h30 Palestra de abertura – Panorama e futuro do modelo de parceria entre Organizações Sociais e o poder público – Cibele Franzese

10h Mesa 1 – Gestão

• Compliance e Governança – Aplicação prática no Instituto Pensarte – Erich Castilhos

• Tendências e desafios da gestão por Organizações Sociais em equipamentos culturais – Eder Campos

• Relação dos órgãos de controle com Organizações Sociais – Alexis Vargas

Mediador: Bruno Pereira

12h30 Almoço

13h30 Case: Museu de Arte do Rio – MAR

14h Mesa 2 – Sustentabilidade

• Endowment – Priscila Pasqualin (Escritório PLKC Advogados)

• Novos rumos da captação de recursos – Panorama econômico – Ricardo Levisky

• Perenidade dos projetos culturais – Claudinéli Ramos (Coord. Unidade de Monitoramento e Avaliação SEC-SP)
Mediador: Iran Pordeus

17h Case: Museu do Amanhã – Desenvolvimento de Público

17h30 Encerramento

 

Os componentes das mesas

Erich Castilhos
Advogado, mestre em direito pela USP, assessor jurídico do Instituto Pensarte e integrante do Comitê de Compliance, foi membro da Comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção São Paulo, é membro da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados do Brasil – IASP, professor de Direito.

Alexis Vargas
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade Autónoma de Barcelona. Atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (EAESP), onde também é coordenador de projetos (FGV Projetos). Tem experiência na área de Direito, Gestão e Políticas Públicas.

Ricardo Levisky
Ricardo Blay Levisky atuou como Diretor de Marketing e Negócios da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP e Sala São Paulo, tendo participado de sua estruturação e consolidação até 2005. Em 2006 assumiu a Direção de Negócios da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e alcançou a maior captação de recursos já registrada no cenário cultural brasileiro. É bacharel em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Licenciatura em Música pela USP. Tem participado das principais conferências nacionais e internacionais de Businness e Gestão Cultural. Foi jurado do Prêmio Aberje 2008 do Rio de Janeiro e participou de todas as edições do SeminárioCom:Atitude de São Paulo, como palestrante e Conselheiro. É membro do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), da ISPA – International Society of Performing Arts e da League of American Orchestras. Em 2012, assumiu a Superintendência Geral da FOSB, atuando na gestão da instituição, quando ampliou sua atuação no mercado com a LEVISKY Negócios & Cultura, agência de negócios que atua na sustentabilidade financeira de longo prazo com captação de recursos para Instituições Culturais perenes. Entre as principais instituições que representou estão a FOSB, o Theatro Municipal de São Paulo e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Hoje representa o Museu de Arte do Rio, o Museu Judaico de São Paulo, a Cidade das Artes e o Instituto para o desenvolvimento do investimento social privado, IDIS. E preside o Fórum Internacional de Endowments Culturais, em parceria com o BNDES.

Claudinéli Ramos
É historiadora e mestre em Filosofia da Educação pela USP e especialista em Gestão do Terceiro Setor pelo SENAC. De jan/2008 a abr/2013 foi coordenadora da Unidade de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de SP, e desde maio de 2013 coordena, na mesma Pasta, a recém-criada Unidade de Monitoramento e Avaliação. Integra o quadro de docentes do CEDIC/PUC-SP, do MBA em Gestão de Museus da UCAM-RJ, e da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE. Desde julho/2015, é pesquisadora coordenadora, por parte da SEC-SP, do convênio de cooperação técnico-científica e cultural com o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP – NUPPS/USP, para desenvolvimento do Observatório de Políticas Públicas de Cultura do Estado de SP – LabCult.

Eder Campos
Atualmente diretor de operações na CBC, startup para comercialização do Agronegócio. Foi coordenador da unidade de indicadores, no Programa Estado para Resultados do Governo de Minas Gerais e Gerente do Projeto COPA 2014, atuando na elaboração e implementação do modelo de PPP do Mineirão. Bacharel em Administração Pública (Escola de Governo – Fundação João Pinheiro), e em Ciência Econômicas (PUC/MG) com MBA em Gestão de negócios (IBMEC/MG). Executivo e Consultor, atua como voluntário no Conselho de Administração do Instituto Odeon.

Bruno Pereira
Coordenador do portal PPP Brasil. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP (2005), instituição em que atuou como pesquisador (2004-2006). Também possui experiência como pesquisador do GVlaw, Programa de Educação Continuada e Especialização da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2006-2008). Trabalhou como assessor de diretoria da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), colaborando com as atividades da Superintendência Jurídica (2009-2010). Foi sócio da sociedade de advogados Barbosa e Spalding Advogados e atuou como consultor em projetos de infraestrutura desenvolvidos no âmbito da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. É sócio do Radar PPP.

Iran Pordeus
Consultor independente graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/Minas com especializações em Análise Empresarial pela Universidade Estadual de Campinas, em Planejamento Urbano e Regional no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional de Nagoia (Japão) e em Finanças Públicas pela Secretaria do Tesouro Nacional. Integrou, de 1978 até 2015, a equipe técnica do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. atuando nas áreas de análise de projeto, recuperação de crédito, planejamento econômico e empresarial e ocupando diversos cargos gerenciais, destacando-se o de Diretor-Superintendente no período de 2012 a 2015. Professor do Departamento de Economia da PUC/Minas. Em três períodos atuou no Governo de Minas Gerais, duas delas na Secretaria de Estado de Fazenda, a mais recente como Economista-Chefe de 2003 a 2006 e como Coordenador-Executivo Adjunto do Programa Estado para Resultados de 2007 a 2010. Autor de publicações sobre economia de Minas Gerais e gestão pública para resultados. Membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas da UFMG a partir de 2015 e do Conselho de Administração do Instituto Odeon desde 2016.

Cibele Franzese
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas SP, com estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Federalismo da Universidade de Kent, Inglaterra. Foi Secretária Adjunta de Gestão Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo e atualmente é professora da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas/SP nos cursos de Graduação em Administração Pública e Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas.

Priscila Pasqualin Afonso de Souza
Especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 15 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela nova área de Filantropia, Terceiro Setor e Investimento Social Privado.
É membro do Grupo de Trabalho sobre Fundos Patrimoniais coordenado pelo IDIS que elaborou o projeto de lei para Fundos de Endowment no Brasil. É a responsável pelo apoio técnico jurídico do Fórum Internacional de Endowments Culturais do BNDES. Participa do Diálogo Social Paulista, iniciativa liderada pela FGV-SP, Associação Paulista de Fundações e CONACI para aproximar o diálogo entre atores públicos, privados e órgãos de controle. Participou da elaboração de projeto de lei de incentivo fiscal de impostos municipais para instituições culturais em São Paulo.
Prestou assessoria a mais de 200 projetos de mais de 80 organizações e desenvolveu parceria com várias redes sociais: Rede Nossas Crianças, da Fundação Abrinq; Rede Corrente Viva; Unidade do Terceiro Setor do Senac; Fundação Salvador Arena. Foi coordenadora da parte jurídica da parceria entre o Instituto Spiralis e a Fundação BankBoston.
Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Demarest Advogados, Carvalho de Freitas e Ferreira), foi sócia titular de Pasqualin Advogados, que dirigiu com o sócio sênior, especialmente nas áreas tributária, societária, contratual e terceiro setor.
É Diretora Jurídica e de Relacionamento com o Terceiro Setor do Instituto de Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. É Diretora e uma das fundadoras do Instituto Spiralis.
É membro do Conselho Fiscal do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. É membro do Conselho Fiscal do Projeto Sol. É membro da Tempo Treinamento e Desenvolvimento Mental.