Lançamento do Relatório de Gestão 2017

De Instituto Odeon em 11 de abril de 2018


Conheça o Relatório de Gestão 2017 do Instituto Odeon, entidade gestora do MAR e do Theatro Municipal de São Paulo!

Essa publicação cumpre o compromisso do Instituto Odeon com a transparência e tem o objetivo de partilhar com a sociedade as nossas experiências e informações. É por acreditarmos que os encontros e o diálogo são transformadores, que nos ocupamos diuturnamente da compilação dos dados dos projetos que gerimos, da sistematização dos nossos processos e da publicização do que produzimos. Boa leitura!

Clique aqui para baixar!

Estreia Balé da Cidade no Theatro Municipal

De Instituto Odeon em 27 de março de 2018


Em 2018, a temporada do Balé da Cidade começou com um programa inspirado em um dos maiores artistas do nosso país, Caetano Veloso.

As músicas de Caetano, tantas vezes interpretadas por grandes artistas, agora ganham uma representação na dança. “Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano” estreou no dia 15 de março, no Theatro Municipal de São Paulo.

O espetáculo é assinado pela coreógrafa Morena Nascimento, com direção musical do músico e historiador Cacá Machado, figurinos de Isadora Gallas, cenografia de Marcel Kaskeline, iluminação de Aline Santini, Visagismo de Luiz Parisi, dramaturgia de Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.

Na plateia, presenças ilustres prestigiaram a estreia, que foi também  destaque na coluna de Monica Bergamo (Folha de S. Paulo).

Destaque inclusive, para o Diretor Presidente do Instituto Odeon, Carlos Gradim.

Visita do Ministro da Cultura Argentina no Museu de Arte do Rio – MAR

De Instituto Odeon em 13 de março de 2018


Na última sexta-feira, 9 de março, o ministro da Cultura da Argentina, Pablo Avelluto,
esteve no Museu de Arte do Rio – MAR para conhecer a experiência do Instituto Odeon na
gestão de equipamentos culturais públicos. Avelluto visitou o MAR a convite do seu par
brasileiro, ministro Sérgio Sá Leitão, que também participou do encontro.
O diretor-presidente do Instituto Odeon, Carlos Gradim, comandou a reunião de trabalho, que
contou ainda com a presença de outras autoridades argentinas: o secretário de Patrimônio
Cultural, Marcelo Panozzo, o subsecretário de Cultura Cidadã, Nicolás Roibas, e a cônsul-geral
adjunta da República Argentina no Rio de Janeiro, Florencia Riberos.

A diretora de Projetos e Conformidades do Odeon, Ana Carolina Lara, apresentou aos
convidados as diretrizes e os resultados da gestão do MAR, primeiro equipamento cultural do
município do Rio gerido por uma Organização Social. O modelo de gestão prima pela agilidade
dos processos, transparência e eficiência, contribuindo para a sustentabilidade e longevidade
das transformações culturais trazidas pelo MAR.

Ao fim da reunião, o ministro argentino falou sobre a visita: “Queremos comparar a
organização da política de cultura pública do Brasil com a que temos na Argentina. Estamos
aprendendo, conversando e estudando nossas diferenças para ter mais ferramentas para a
nossa gestão. Estamos muito felizes com o que conhecemos sobre a gestão do museu com o
Instituto Odeon”.

 

O Instituto Odeon é o novo gestor do Theatro Municipal de São Paulo

De Instituto Odeon em 2 de setembro de 2017


Após vencer o processo de concorrência para escolha da organização social da sociedade civil responsável pela gestão do Theatro Municipal de São Paulo, o Instituto Odeon assinou em 1º de setembro de 2017 o termo de colaboração junto à Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

A experiência do Instituto Odeon será aplicada para gestão do corpo artístico formado pela  Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório e pelos espaços Theatro Municipal, Central Técnica do Theatro Municipal e Praça das Artes.

A vigência do termo de colaboração é de 1º de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2021. Todos os artistas integrantes dos corpos artísticos, inclusive maestros, regentes e diretor artístico do Balé da Cidade, e alguns colaboradores de setores técnicos e administrativos estão passando pelo processo de sucessão trabalhista para a composição da equipe do Instituto Odeon no Theatro Municipal. O processo de transição está sendo conduzido pela diretoria do Instituto Odeon com o apoio de profissionais associados.

Esse novo desafio é resultado da gestão eficiente e responsável do Instituto Odeon no Museu de Arte do Rio – MAR, consultorias e outras realizações na área da cultura há 20 anos. O Instituto reafirma seus valores, que serão mais uma vez espelhados em todas as ações:

– Gestão transparente e participativa.

– Transgressão nas conexões entre arte e educação.

– Qualidade no emprego de recursos públicos e privados.

– Perenidade dos equipamentos culturais.

– Pertencimento entre usuários, fornecedores, financiadores, colaborados e gestores.

– Alteridade, integridade e responsabilidade nas ações.

O Instituto Odeon trabalhará em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Theatro Municipal de São Paulo em busca de realizações profícuas para a cidade de São Paulo.

Termo de Colaboração Assinado – 01092017

pic: Ricardo Kleine

MBA em Gestão de Museus | Instituto Odeon

De Instituto Odeon em 10 de agosto de 2017


A Universidade Cândido Mendes – RJ oferece desde 2015 o MBA em Gestão de Museus e espera contribuir para a capacitação dos profissionais de museus. Na última década o setor cresceu significativamente – hoje são mais de 3 mil instituições no país –, reforçando a demanda crescente por especialização e profissionalização dos quadros de trabalho. O curso tem parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, e permite aos alunos observarem um equipamento cultural gerido por uma Organização Social, retrato na nova realidade da administração cultural. O MBA é direcionado para gestores públicos e privados, profissionais que atuam em museus, centros de cultura e patrimônio, além de áreas multidisciplinares como Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Comunicação, Marketing, Ciências Sociais entre outros.

Diversos profissionais que atuam no Instituto Odeon na gestão do MAR são também professores do curso e destacamos aqui o Módulo Gestão de museu por Organizações sociais.

Ana Carolina Lara, diretora executiva do Instituto Odeon e Carlos Gradim, diretor presidente, são responsáveis por este módulo e apresentam aos estudantes desde as dimensões jurídicas do tipo de parceria até as aplicabilidades permitidas pelo modelo no cotidiano do MAR.

Compartilhamos aqui as apresentações feitas nas aulas em 2017.

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 1ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 2ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 3ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Diretor Presidente Carlos Gradim

Diretor de teatro e cinema, publicitário, professor de interpretação da Fundação Clóvis Salgado, produtor cultural, fundador da Odeon Companhia Teatral. Entre outras atuações, foi Gerente executivo e co-idealizador do Programa Plug Minas, do Projeto Valores de Minas, e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, ambos do Governo de Minas Gerais. Foi também diretor de produção do Festival Internacional de Teatro (FIT) e coordenador da Escola de Teatro do Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado. Em quase 20 anos de carreira, já assinou a direção e/ou coordenação de 18 espetáculos teatrais.

Diretora Executiva Ana Carolina Lara

Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais – ênfase no 3º Setor e graduada em Direito pela PUC/MG. Atuou como técnica na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais – SEPLAG, na área de Parcerias com OSCIPs. Foi Gerente de Articulação Governamental do CeMAIS, Diretora de Projetos Especiais do Instituto Cultural Sérgio Magnani e Coordenadora de Contratos de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Atualmente, é Diretora Executiva do Instituto Odeon, Organização Social de Cultura que gere o Museu de Arte do Rio – MAR.

 

CONVERSAS NO MUSEU COM CARLOS GRADIM

De Instituto Odeon em 4 de agosto de 2017


 

Após realizar o seminário “O Terceiro Setor na Gestão Cultural”, em Porto Alegre, o Instituto Odeon foi convidado para participar do evento “Conversas do Museu”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. O Diretor Presidente Carlos Gradim irá apresentar a palestra “Reflexões sobre Gestão Cultural. Case: Museu de Arte do Rio” e debaterá questões importantes do tema em um clima descontraído de bate papo.

O evento acontecerá no auditório do MARGS no dia 15 de agosto (terça-feira), às 16h. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas a 70 lugares por ordem de chegada. Não é necessário realizar inscrição.

Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena

De Instituto Odeon em 17 de maio de 2017


Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena trata da história do estado do Rio como história indígena. Concebida a partir da colaboração de povos, aldeias e indígenas que residem no estado ou na capital carioca, a exposição é fruto de um processo de diálogo conduzido entre 2016 e 2017 pela equipe de pesquisa, curadoria e educação do MAR.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz até o dia 04/03/2018 no Museu de Arte do Rio – MAR, cuja gestão é realizada pelo Instituto Odeon.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20.081-240 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Horários de visitação: terça a domingo (incluindo feriado), de 10h às 18h (acesso até às 17h)
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Para mais informações, acesse: museudeartedorio.org.br

 

Programa Sala de Encontro | Dentro

De Instituto Odeon em


Dentro é a primeira mostra do programa Sala de Encontro do MAR. Foi desenhada como conjunto plural que reúne, justapõe e integra em um vasto campo poético, obras que proporcionam abordagens situadas além da mera contemplação, convidando o público à reflexão e mergulho no universo complexo da arte.

A Sala de Encontro 
Sala de Encontro é um espaço imersivo dedicado a exposições especiais que propõem um encontro direto e intenso com o universo poético, plural e híbrido da arte. Destina-se a todos – e em especial a crianças e jovens – e visa explorar e incitar a criação de meios de experimentação e reflexão em torno da arte. Abre uma nova perspectiva de ação para o espaço expositivo do museu, buscando aprofundar conceitos básicos do projeto do MAR: democratização do sistema e do instrumental da arte.
Nosso desejo é que esse espaço funcione como um campo experimental de troca e aprendizado entre dois mundos: o da arte e o de quem a experimenta, o da linguagem aberta da arte e o da linguagem que configura-se como instrumento e lugar do sujeito no mundo, o de um museu socialmente ativo e o de seu público.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz no Museu de Arte do Rio – MAR, cuja gestão é realizada pelo Instituto Odeon.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20.081-240 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Horários de visitação: terça a domingo (incluindo feriado), de 10h às 18h (acesso até às 17h)
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Para mais informações, acesse: museudeartedorio.org.br