O Instituto Odeon é o novo gestor do Theatro Municipal de São Paulo

De Instituto Odeon em 2 de setembro de 2017


Após vencer o processo de concorrência para escolha da organização social da sociedade civil responsável pela gestão do Theatro Municipal de São Paulo, o Instituto Odeon assinou em 1º de setembro de 2017 o termo de colaboração junto à Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

A experiência do Instituto Odeon será aplicada para gestão do corpo artístico formado pela  Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório e pelos espaços Theatro Municipal, Central Técnica do Theatro Municipal e Praça das Artes.

A vigência do termo de colaboração é de 1º de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2021. Todos os artistas integrantes dos corpos artísticos, inclusive maestros, regentes e diretor artístico do Balé da Cidade, e alguns colaboradores de setores técnicos e administrativos estão passando pelo processo de sucessão trabalhista para a composição da equipe do Instituto Odeon no Theatro Municipal. O processo de transição está sendo conduzido pela diretoria do Instituto Odeon com o apoio de profissionais associados.

Esse novo desafio é resultado da gestão eficiente e responsável do Instituto Odeon no Museu de Arte do Rio – MAR, consultorias e outras realizações na área da cultura há 20 anos. O Instituto reafirma seus valores, que serão mais uma vez espelhados em todas as ações:

– Gestão transparente e participativa.

– Transgressão nas conexões entre arte e educação.

– Qualidade no emprego de recursos públicos e privados.

– Perenidade dos equipamentos culturais.

– Pertencimento entre usuários, fornecedores, financiadores, colaborados e gestores.

– Alteridade, integridade e responsabilidade nas ações.

O Instituto Odeon trabalhará em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Theatro Municipal de São Paulo em busca de realizações profícuas para a cidade de São Paulo.

Termo de Colaboração Assinado – 01092017

pic: Ricardo Kleine

MBA em Gestão de Museus | Instituto Odeon

De Instituto Odeon em 10 de agosto de 2017


A Universidade Cândido Mendes – RJ oferece desde 2015 o MBA em Gestão de Museus e espera contribuir para a capacitação dos profissionais de museus. Na última década o setor cresceu significativamente – hoje são mais de 3 mil instituições no país –, reforçando a demanda crescente por especialização e profissionalização dos quadros de trabalho. O curso tem parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, e permite aos alunos observarem um equipamento cultural gerido por uma Organização Social, retrato na nova realidade da administração cultural. O MBA é direcionado para gestores públicos e privados, profissionais que atuam em museus, centros de cultura e patrimônio, além de áreas multidisciplinares como Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Comunicação, Marketing, Ciências Sociais entre outros.

Diversos profissionais que atuam no Instituto Odeon na gestão do MAR são também professores do curso e destacamos aqui o Módulo Gestão de museu por Organizações sociais.

Ana Carolina Lara, diretora executiva do Instituto Odeon e Carlos Gradim, diretor presidente, são responsáveis por este módulo e apresentam aos estudantes desde as dimensões jurídicas do tipo de parceria até as aplicabilidades permitidas pelo modelo no cotidiano do MAR.

Compartilhamos aqui as apresentações feitas nas aulas em 2017.

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 1ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 2ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo da 3ª AULA: Módulo IV – Gestão através de OS

Diretor Presidente Carlos Gradim

Diretor de teatro e cinema, publicitário, professor de interpretação da Fundação Clóvis Salgado, produtor cultural, fundador da Odeon Companhia Teatral. Entre outras atuações, foi Gerente executivo e co-idealizador do Programa Plug Minas, do Projeto Valores de Minas, e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, ambos do Governo de Minas Gerais. Foi também diretor de produção do Festival Internacional de Teatro (FIT) e coordenador da Escola de Teatro do Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado. Em quase 20 anos de carreira, já assinou a direção e/ou coordenação de 18 espetáculos teatrais.

Diretora Executiva Ana Carolina Lara

Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais – ênfase no 3º Setor e graduada em Direito pela PUC/MG. Atuou como técnica na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais – SEPLAG, na área de Parcerias com OSCIPs. Foi Gerente de Articulação Governamental do CeMAIS, Diretora de Projetos Especiais do Instituto Cultural Sérgio Magnani e Coordenadora de Contratos de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Atualmente, é Diretora Executiva do Instituto Odeon, Organização Social de Cultura que gere o Museu de Arte do Rio – MAR.

 

CONVERSAS NO MUSEU COM CARLOS GRADIM

De Instituto Odeon em 4 de agosto de 2017


 

Após realizar o seminário “O Terceiro Setor na Gestão Cultural”, em Porto Alegre, o Instituto Odeon foi convidado para participar do evento “Conversas do Museu”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. O Diretor Presidente Carlos Gradim irá apresentar a palestra “Reflexões sobre Gestão Cultural. Case: Museu de Arte do Rio” e debaterá questões importantes do tema em um clima descontraído de bate papo.

O evento acontecerá no auditório do MARGS no dia 15 de agosto (terça-feira), às 16h. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas a 70 lugares por ordem de chegada. Não é necessário realizar inscrição.

Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena

De Instituto Odeon em 17 de maio de 2017


Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena trata da história do estado do Rio como história indígena. Concebida a partir da colaboração de povos, aldeias e indígenas que residem no estado ou na capital carioca, a exposição é fruto de um processo de diálogo conduzido entre 2016 e 2017 pela equipe de pesquisa, curadoria e educação do MAR.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz até o dia 04/03/2018 no Museu de Arte do Rio – MAR, cuja gestão é realizada pelo Instituto Odeon.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20.081-240 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Horários de visitação: terça a domingo (incluindo feriado), de 10h às 18h (acesso até às 17h)
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Para mais informações, acesse: museudeartedorio.org.br

 

Programa Sala de Encontro | Dentro

De Instituto Odeon em


Dentro é a primeira mostra do programa Sala de Encontro do MAR. Foi desenhada como conjunto plural que reúne, justapõe e integra em um vasto campo poético, obras que proporcionam abordagens situadas além da mera contemplação, convidando o público à reflexão e mergulho no universo complexo da arte.

A Sala de Encontro 
Sala de Encontro é um espaço imersivo dedicado a exposições especiais que propõem um encontro direto e intenso com o universo poético, plural e híbrido da arte. Destina-se a todos – e em especial a crianças e jovens – e visa explorar e incitar a criação de meios de experimentação e reflexão em torno da arte. Abre uma nova perspectiva de ação para o espaço expositivo do museu, buscando aprofundar conceitos básicos do projeto do MAR: democratização do sistema e do instrumental da arte.
Nosso desejo é que esse espaço funcione como um campo experimental de troca e aprendizado entre dois mundos: o da arte e o de quem a experimenta, o da linguagem aberta da arte e o da linguagem que configura-se como instrumento e lugar do sujeito no mundo, o de um museu socialmente ativo e o de seu público.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz no Museu de Arte do Rio – MAR, cuja gestão é realizada pelo Instituto Odeon.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20.081-240 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Horários de visitação: terça a domingo (incluindo feriado), de 10h às 18h (acesso até às 17h)
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Para mais informações, acesse: museudeartedorio.org.br

Da abstração ao neoconcretismo: uma homenagem a Décio Vieira

De Instituto Odeon em


Esta exposição é um dos frutos da profícua parceria firmada em 2016 entre o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc, e o Museu de Arte do Rio – MAR. Focada no projeto Partiu MAR!, programa de formação continuada de professores e visitas educativas ao museu, a parceria estende-se também ao programa curatorial, permitindo que sejam realizadas exposições de forma conjunta, de modo a ampliar o alcance deste programa para além da capital carioca.

A mostra parte de um marco fundamental para a história da arte brasileira, a 1ª Exposição nacional de arte abstrata, realizada aqui, no Palácio Quitandinha, em 1953. Sob a organização geral de Edmundo Jorge e Décio Vieira – e por meio de articulações que envolveram também a Associação Petropolitana de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro –, a exposição foi um dos momentos inaugurais de afirmação social de uma arte não figurativa no Brasil.

SERVIÇO
A exposição está em cartaz até o dia 08/10/2017 no SESC Quitandinha.
Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis/RJ
(24) 2245-2020
Horários de visitação: Terças, de 9h às 18h. | Quarta a domingo e feriados, 9h às 22h.
Ingressos: R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia)

Instituto Odeon promoveu seminário sobre o terceiro setor na gestão cultural em Porto Alegre

De Instituto Odeon em 16 de maio de 2017


O Instituto Odeon, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro, a Universidade Aberta e com apoio da CAF-Corporação Andina de Fomento realizou, em 31 de maio de 2017, o seminário “O Terceiro Setor na gestão da cultura”. O evento, gratuito, recebeu convidados com diferentes experiências para debater a atuação das organizações sociais gestoras de projetos, instituições e outras iniciativas culturais do poder público em parceria com o terceiro setor. Houve também, durante o seminário, a apresentação de dois cases.

Abrindo o evento, Luis Sobral (Diretor Executivo da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA) apresentou um panorama sobre este modelo de gestão. Em seguida, Fernando Schuler (Professor e Pesquisador no Insper) e Flavio Alcoforado (Consultor no Setor Público e Terceiro Setor) iniciam o primeiro painel cujo tema é “Contratualização por resultados: o modelo de gestão por Organizações Sociais”. Mediado por Eder Campos (Presidente do Conselho de Administração do Instituto Odeon), o debate abordou os contrapontos entre o Marco Legal do Terceiro Setor (lei 13.019) e o Marco Legal do modelo OS, além dos desafios na implementação do modelo OS, a metodologia de avaliação e monitoramento do mesmo.

 

Com mediação de Emília Paiva (Conselheira do Instituto Odeon), o painel “Resultados e sustentabilidade nos projetos culturais” começou na parte da tarde e contou com a participação de  Ronaldo Bianchi (Diretor executivo na Bianchi&Associados) e Claudinéli Ramos (Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da SEC-SP). Os palestrantes falaram sobre a gestão e sustentabilidade nos projetos culturais e os principais resultados dos contratos de gestão das OS de cultura em São Paulo.

Os cases apresentados na parte da tarde foram: “MAR – a experiência como 1ª OS no cenário cultural carioca”, com Ana Carolina Lara (Diretora Executiva do Instituto Odeon) e “Pinacoteca do Estado de São Paulo – Avanços e resultados a partir da gestão pela Organização Social”, com Marcelo Dantas (Diretor Administrativo Financeiro da Pinacoteca).


PROGRAMAÇÃO

Das 9h30 às 12h30

Palestra de abertura: “Panorama e futuro do modelo de parceria entre Organizações Sociais e o poder público”, com Luis Sobral (Diretor executivo da Associação paulista dos Amigos da Arte – APAA).

1º PAINEL

Mediador: Eder Campos (Presidente do Conselho de Administração do Instituto Odeon).

Tema: “Contratualização por resultados: o modelo de gestão por Organizações Sociais”.

– “Marco Legal do Terceiro Setor (lei 13.019) X Marco Legal do modelo OS”, com Fernando Schuler (Professor e Pesquisador no Insper);

– “Metodologia de avaliação e monitoramento do modelo / Desafios na implementação do modelo”, com Flavio Alcoforado (Consultor no Setor Público e Terceiro Setor).

Das 14h às 17h

Case: “MAR – A experiência como 1ª OS no cenário cultural carioca, com Ana Carolina Lara (Diretora Executiva do Instituto Odeon).

 

2º PAINEL

Mediador: Emília Paiva (Conselheira do Instituto Odeon).

Tema: “Resultados e sustentabilidade nos projetos culturais”.

– “Gestão e sustentabilidade nos projetos culturais”, com Ronaldo Bianchi (Diretor executivo na Bianchi&Associados);

– “Principais resultados dos contratos de gestão das OS de cultura em São Paulo”, com Claudinéli Ramos (Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da SEC-SP).

Case: “Pinacoteca do Estado de São Paulo – Avanços e resultados a partir da gestão pela Organização Social”, com Marcelo Dantas (Diretor Adminstrativo Financeiro da Pinacoteca).

SOBRE OS PALESTRANTES

Luis Celso Vieira Sobral

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie, hoje é o atual Diretor Executivo da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e também Diretor Presidente da ABRAOSC – Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura. Atuou também como Presidente da Comissão de Avaliação das Organizações Sociais de Cultura na Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, onde, anteriormente, atuou como Secretário Adjunto e Secretário Interino de Estado. Pelo período de uma década, atuou em outros diversos cargos públicos. Foi também coordenador de parcerias institucionais no Instituto Itaú Cultural.

Ronaldo Bianchi

Formado em Administração Pública pela FGV, Mestre em Administração pela PUC-SP, MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Conselheiro Certificado pelo IBGC. É Diretor da Bianchi&Associados, Diretor Executivo do Instituto Lina Bo Bardi e Conselheiro do COINFRA da FIESP e da Revista Interesse Nacional. Docente de Políticas Públicas de Cultura do curso de Pós-Graduação FAAP – Gerente de Cidades. Foi Diretor da Animus Consultoria de 2012 a 2013, Diretor Executivo da OS Pensarte (2012-2013), Vice-Presidente de Gestão da TV Cultura (2010-2012), Secretário Adjunto

do Estado da Cultura em São Paulo (2007-2010), Vice-Presidente do Itaú Cultural (2001-2006), Superintendente Geral do Museu de Arte Moderna – MAM – São Paulo (1998-2006), Gerente Administrativo do Memorial da América Latina (1997-1998), Diretor da metalúrgica Metalbianchi (1977-1997) e Diretor da Bianchi Editores (1985-1989). Foi também Presidente da Comissão de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo, membro do Comitê Gestor de Museus do IPHAN e da Comissão de Análise de Projetos Culturais da Secretaria Municipal de São Paulo. Como Conselheiro atuou no SESI São Paulo, FDE (Fundação de Desenvolvimento da

Educação), Emplasa (Empresa de Planejamento Metropolitano S.A.), IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), Conselho Estadual da Cultura de São Paulo e na Organização Social São Paulo Leitura.

Flavio Alcoforado

Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, Mestre em Administração pela EBAPE/FGV, Especialista em Gestão Empresarial pela PUC-Rio, Advogado, atuou como consultor junto a Governos para a contratualização de resultados do Estado com o Terceiro Setor (MG, SP, ES, CE, RJ e RS). Atuou como executivo em organizações estatais e do terceiro setor, como: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Subsecretario de Saude), CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Diretor Executivo), TVE Brasil (Diretor), ANS-Agência Nacional de Saúde Suplementar (Gerente-Geral de Fiscalização), ENAP-Escola Nacional de Administração Pública (Coordenador-Geral de Difusão), MARE – Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (Coordenador do Gabinete do Ministro). Atua como Professor universitário e consultor no setor público e terceiro setor.

Claudinéli Ramos

É historiadora e mestre em Filosofia da Educação pela USP e especialista em Gestão do Terceiro Setor pelo SENAC. De jan/2008 a abr/2013 foi coordenadora da Unidade de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de SP, e desde maio de 2013 coordena, na mesma Pasta, a recém-criada Unidade de Monitoramento e Avaliação. Integra o quadro de docentes do CEDIC/PUC-SP, do MBA em Gestão de Museus da UCAM-RJ, e da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE. Desde julho/2015, é pesquisadora coordenadora, por parte da SEC-SP, do convênio de cooperação técnico-científica e cultural com o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP – NUPPS/USP, para desenvolvimento do Observatório de Políticas Públicas de Cultura do Estado de SP – LabCult.

Marcelo Costa Dantas

Técnico contábil pelo SENAC-SP, licenciado em História pela UniABC em 2001, pós-graduado em Controladoria, Contabilidade e Finanças pela FECAP-SP em 2006, MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas –FGV/SP em 2014. Atuou na coordenação do projeto de harmonização de procedimentos contábeis para organizações sociais de cultura, realizado em parceria da ABRAOSC – Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura com a FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, nos anos de 2014/2015. Desde outubro de 2014 é Diretor Administrativo Financeiro da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, instituição responsável pela gestão da Pinacoteca de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo. Foi Coordenador Financeiro da mesma APAC (2006-2014). Desenvolveu atividade voluntária como Diretor Técnico na ABRAOSC (2015-2017).

 

O terceiro setor na gestão da cultura: a perspectiva a partir do Museu de Arte do Rio

De Instituto Odeon em 5 de maio de 2017


Informe seu e-mail para receber o link para download do livro.