O Instituto Odeon tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da gestão de projetos culturais.

O Instituto foi formado a partir de uma ampliação da Odeon Companhia Teatral, organização criada em 1998 por Carlos Gradim e Yara de Novaes. Qualificado como Organização Social (OS) em 2012, entidade se transforma em Instituto Odeon e reafirma as bases conceituais e artísticas presentes na Companhia Teatral reforçando sua atuação, que se expande para todas as áreas da arte e da cultura. O horizonte é alcançar o desenvolvimento social por meio do fomento das potencialidades culturais e das singularidades de cada realidade.

Em GESTÃO, o Instituto oferece os serviços a seguir:
– Gestão de equipamentos culturais
– Implantação de projetos de gestão
– Elaboração e gestão de projetos culturais
– Consultoria em gestão


PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
O Odeon se coloca à disposição da sociedade também para contribuir com a melhoria do meio ambiente. Como medidas, o Odeon utiliza em seu maior projeto, a gestão do Museu de Arte do Rio – MAR, coleta seletiva do lixo, utilização de lâmpadas econômicas, adoção de sensores de luminosidade e emprego de materiais com conteúdo reciclado. Além disso, há o incentivo ao transporte alternativo, por meio de um bicicletário com 54 vagas e de vestiário (para funcionários), entre outros benefícios. Também como medida adotada em todos os seus projetos, o Odeon reduziu a impressão de peças gráficas – dando preferência para circulação de material online, e, na ocasião de impressão, ela é feita em papel com selo FSC; além de todos os materiais de divulgação impressos virem instruções para a realização de seu descarte no lixo.